CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA- INSTITUCIONAL
AULA INAUGURAL TURMA 2013/1
13 de Abril de 2013
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA- INSTITUCIONAL
AULA INAUGURAL TURMA 2013/1
13 de Abril de 2013
•
Pós-Graduação Simonsen
O QUE É PSICOPEDAGOGIA ?
A Psicopedagogia é uma área interdisciplinar de conhecimento, atuação e pesquisa, que se insere no campo da Educação e da Saúde e lida com o processo de aprendizagem humana. Sendo assim, recomenda-se aos cursos de formação dos psicopedagogos que se desenvolvam em direção a um espaço transdisciplinar, fruto gradativo de efetivas articulações e integração de diferentes áreas do conhecimento.
ASPECTOS QUE EMBASAM A FORMAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
.Aspectos Legais : C.E.S. – C.N.S.E. – www.mec.gov.br
- Resolução 12/83
- Resolução 03/99
- Resolução 01/2001
. ABPp : Associação Brasileira de Psicopedagogia
- Sugestões : Diretrizes básicas da Formação do Psicopedagogo no Brasil elaboradas e aprovadas pelo Conselho Nacional da ABPp ( 2000) e revisadas no Pré- Congresso de coordenadores de cursos e supervisores de estágio ( 2000 ).
CLIENTELA
A clientela desses cursos é constituída por profissionais que buscam especializar-se no estudo do processo de ensino-aprendizagem, objetivando atuar nos seguintes campos: clínico , institucional (seja escola, hospital ou empresa) e pesquisa .
ABPP
A formação do Psicopedagogo, no Brasil, vem ocorrendo em
caráter regular e oficial, desde a década de setenta em instituições universitárias. Esta formação foi regulamentada pelo MEC em cursos de pós-graduação e especialização, com carga mínima de 360 horas, sendo que a maioria dos cursos são oferecidos com 720 horas ou mais. Atualmente existem cursos oficiais nos estados: Amazonas, Pará, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte.
DIRETRIZES DOS CURSOS
Contemplar as áreas institucional e clínica;
O curso deverá ser oferecido em nível de Pós-graduação;
Carga horária recomendável : 600 a 720h presenciais;
Coordenação : Formação em Psicopedagogia
Corpo Docente : número significativos de Psicopedagogos com Experiência Prática e de Pesquisa em Psicopedagogia
SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
Diploma de Curso Superior;
Análise do Currículo;
Entrevista Individual ou coletiva;
Carta de Intenções – Exposição de Motivos
Experiência Docente
AVALIAÇÃO DO ALUNO
Estágio Supervisionado;
Trabalho de conclusão do curso ( Monografia ou Artigo Monográfico ) – Trabalho final com apresentação para Banca Examinadora composta pelo corpo docente e/ou Professores/ Psicopedagogos convidados;
Formação Pessoal;
Formação Continuada;
Relações com os órgãos de classe.
DIRETRIZES BÁSICAS DA FORMAÇÂO DE PSICOPEDAGOGOS NO BRASIL E EIXOS TEMÁTICOS PARA CURSOS DE FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
(Documento revisado para o IV Encontro de Coordenadores de Cursos - 14/10/2006)
A ABPp, como órgão representativo dos psicopedagogos, entende que o curso de Psicopedagogia deve visar à formação do psicopedagogo objetivando seu exercício profissional que decorre de um projeto pedagógico de qualidade. Assim, a ABPp recomenda que os projetos de cursos tenham como base o Código de Ética do Psicopedagogo, o Projeto de Lei 3124/97 e estas Diretrizes e Eixos Temáticos.
OBJETIVO DA PSICOPEDAGOGIA
Objetivo do trabalho psicopedagógico:
De acordo com o Código de Ética, o trabalho psicopedagógico tem como objetivo: (i) promover a aprendizagem, garantindo o bem-estar das pessoas em atendimento profissional, devendo valer-se dos recursos disponíveis, incluindo a relação inter-profissional ; (ii) realizar pesquisas científicas no campo da Psicopedagogia.
ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO PSICOPEDAGOGO
Com base no Projeto de Lei 3124/97 e nas discussões da Comissão de Regulamentação e Cursos estão previstas as seguintes atribuições e atividades do psicopedagogo, sem prejuízo do exercício das atividades e atribuições pelos profissionais da educação habilitados na forma da lei:
. Intervenção psicopedagógica no processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo por enfoque o sujeito que aprende em seus vários contextos: da família, da educação ( formal e informal), da empresa, da saúde. . Realização de diagnóstico e intervenção psicopedagógica mediante a utilização de instrumentos e técnicas próprios de Psicopedagogia;
CONTINUAÇÃO...
. Utilização de métodos, técnicas e instrumentos psicopedagógicos que tenham por finalidade a pesquisa, a prevenção, a avaliação e a intervenção relacionadas com a aprendizagem;
. Consultoria e assessoria psicopedagógicas objetivando a identificação, a análise e a intervenção nos problemas do processo de aprendizagem;
. Supervisão de profissionais em trabalhos teóricos e práticos de Psicopedagogia;
. Orientação, coordenação e supervisão de cursos de Psicopedagogia;
. Coordenação de serviços de Psicopedagogia em estabelecimentos públicos e privados;
. Planejamento, execução e orientação de pesquisas psicopedagógicas.
MODALIDADES DE CURSOS
Considerando a especificidade e complexidade do exercício da Psicopedagogia, bem como o Projeto Lei 3124/97, a formação que vem sendo recomendada pela ABPp é a que se dá em cursos de especialização latu sensu. Este se orienta pelas disposições estabelecidas na Resolução CES/CNE nº 1, de 3 de abril de 2001 e na Portaria n.º.180, de 6 de maio de 2004 do MEC/SESU, relativas aos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional. Entretanto a ABPp estabelece a carga horária mínima de 600 horas (conforme Projeto Lei).
MODALIDADES DE CURSOS
Outras modalidades em pós graduação que se referem à pesquisa e formação continuada são as seguintes: Pós-graduação stricto sensu: orienta-se pelas recomendações da CAPES – Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão responsável pela avaliação de cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. Mestrado Profissionalizante: orienta-se pala Resolução CNE/CES 80/98. Tem como objetivo formar um pesquisador cujo conhecimento seja utilizado em áreas profissionais de interesse social.
MODALIDADES DE CURSOS
Mais recentemente têm surgido cursos em nível de graduação e cursos à distância que estão sendo objeto de estudo pela ABPp. Referente aos cursos de graduação, a ABPp consultou o Parecer do CNE/CES n. 184/2006 que informa a carga horária mínima de cursos de graduação, no qual encontra-se a referência de 4000 h para o curso de Psicologia. Outro documento pesquisado foi a Resolução do CNE/CES n. 1 de 15/05/2006 que prevê 3200 h para cursos de cursos de graduação de Pedagogia. Assim sendo, partir destes estudos preliminares, a ABPp recomenda para cursos de Graduação em Psicopedagogia a carga horária mínima de 3200 horas, sendo possível prever no máximo 20% da carga horária total para atividades não presenciais.
MODALIDADES DE CURSOS
Os Cursos a Distância: orientam-se pelo Decreto 5 622 de 19/12/2005. A EAD é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com professores e estudantes desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. A instituição interessada em oferecer cursos na modalidade EAD precisa pedir credenciamento específico ao SESU, comprovando sua capacidade para este fim. A ABPp entende que, tendo em vista a especificidade e complexidade da formação do psicopedagogo, a modalidade a distância deverá ainda permanecer como alvo de estudo.
EIXOS TEMÁTICOS
A ESPECIFICIDADE E A CONCEITUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA
. Contextualização da Psicopedagogia: histórico, objeto de estudo, âmbitos de atuação, interfaces com outras áreas.
. Ética no trabalho psicopedagógico.
. Metodologia científica e produção do conhecimento.
. Filosofia das Ciências: bases epistemológicas da psicopedagogia.
. Sociologia: cultura, sociedade e ideologia, pensamento contemporâneo.
EIXOS TEMÁTICOS
PSICOPEDAGOGIA E AS ÁREAS DE CONHECIMENTO
. Desenvolvimento sócio-afetivo e implicações na aprendizagem
. Desenvolvimento cognitivo, aquisição de conhecimento e habilidades intelectuais.
. Desenvolvimento psicomotor e implicações na aprendizagem.
. Constituição do sujeito do conhecimento e da aprendizagem (natureza e cultura).
. Aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita
. Processos de pensamento lógico-matemático
. Aprendizagem e contextos sociais: família, escola, comunidade, organizações
EIXOS TEMÁTICOS
DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
. Fundamentos teóricos do atendimento psicopedagógico
. Avaliação psicopedagógica da aprendizagem individual e grupal com utilização de instrumentos próprios da Psicopedagogia.
. Intervenção psicopedagógica em diferentes contextos de aprendizagem.
CARGA HORÁRIA
- Os cursos de pós-graduação lato-sensu têm sua carga horária mínima prevista na Resolução 01/2001 CNE. Entretanto, observando-se a especificidade e complexidade da formação e especialização do psicopedagogo, recomenda-se que a carga horária mínima do curso seja de 600 horas presenciais, com 75%de aulas teóricas e 25% de estágios supervisionados. - Os cursos de graduação com 3200 horas de atividades acadêmicas efetivas (em estudo). - Os cursos de pós-graduação stricto sensu e Mestrado Profissionalizante devem respeitar legislação própria. - Os cursos à distância, desde que autorizados pelo MEC, devem compor sua carga horária com pelo menos 20% de atividades presenciais (em estudo).
OS CAMINHOS DA PSICOPEDAGOGIA
Da História à Práxis
BREVE HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL
Texto elaborado por Clytia S. Freire Castro e Lucia Helena Saavedra:
Década de 1970 busca pelo aprofundamento das dificuldades de aprendizagem:
. Profissionais da educação professores e pedagogos.
. Crianças excluídas da escolaridade regular.
Busca de causas em teorias de áreas afins
(psicologia, neurologia, psicomotricidade).
Dificuldades de aprendizagem = distúrbios orgânicos
estruturais
funcionais
BREVE HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL
Cursos de curta duração, ministrados por profissionais brasileiros e estrangeiros (América Latina)
Novos olhares:
Estudos sobre relações entre afetividade e inteligência
no processo de aprendizagem.
Preocupação inicial era "como fazer psicopedagogia"
depois "Aspectos teóricos e metodológicos"
que fundamentem essa prática.
BREVE HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL
Cursos de maior duração:
menos dirigidos à aquisição de técnicas de trabalho
mais focados na compreensão global de aprendizagem e dificuldades.
Década de 1970 primeiros cursos formais de
psicopedagogia:
Porto Alegre "Reeducação Psicopedagógica"
S. Paulo "Psicopedagogia terapêutica"
Rio de Janeiro "Dificuldades de aprendizagem"
BREVE HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL
Nessa época a psicopedagogia já se voltava para
o indivíduo aprendiz
prevenção e recuperação de dificuldades de aprendizagem
1979 - Instituto Sedes Sapientiae – SP
- Não apenas informativo
- Valorizava formação pessoal do profissional.
Surgiu grupo de estudos em psicopedagogia, formado por profissionais de várias áreas:
Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Psicomotricidade
BREVE HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL
Buscando novas teorias e técnicas:
Participação de profissionais renomados em Centros de Estudos sobre o processo ensino-aprendizagem, dentre eles:
Dra. Amélia Thereza de Moura Vasconcellos e
Dra. Rachel Soifer, ambas psicanalistas.
No entanto, esse entendimento psicanalítico ajudava na área do emocional, mas não preenchia lacunas da aprendizagem.
Indicado por essas psicanalistas passa a ser convidado o psicólogo social Prof. Jorge Visca, criador da Epistemologia Convergente – construtivista, estruturalista, interacionista.- e diretor do CEP de Buenos Aires.
BREVE HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL
Referencial teórico:
Epistemologia Convergente abrange:
. Epistemologia Genética de Piaget
. Psicologia Social de Pichon- Rivière
. Psicanálise de Freud
Passou a ser referencial teórico da psicopedagogia
no Rio de Janeiro.
Quebra-se aquela visão médica
Psicopedagogia: não
curar, mas facilitar o processo de constituição da inteligência e de construção do conhecimento. Mudança de eixo: Do patológico para o normal
ATUAIS DESAFIOS DA PSICOPEDAGOGIA
É possível conquistar espaço nas instituições públicas?
Integração dos cursos de formação em psicopedagogia: realidade ou fantasia?
Intensificar a interação da psicopedagogia com profissionais de outras áreas, sem perder o foco de trabalho?
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA SIMONSEN
Objetivo Geral:
Analisar, numa abordagem interdisciplinar, juntamente com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, a atuação preventiva e integrada com a equipe escolar para buscar alternativas e soluções para questões emergentes que comprometem o êxito do processo ensino-aprendizagem.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA SIMONSEN
Objetivo(s) Específico(s):
Capacitar o profissional para a pesquisa em Psicopedagogia;
Desenvolver a prática psicopedagógia quanto à construção de diagnósticos e atendimentos;
Possibilitar a intervenção das ações da Psicopedagogia nos diversos setores da Instituição.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA SIMONSEN
PÚBLICO ALVO:
Graduados em Curso Superior nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Saúde.
O curso absorve clientela residente na Zona Oeste e Zona Norte do estado do Rio.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA SIMONSEN
Estrutura do Curso:
Fundamentos em Psicopedagogia
Desenvolvimento e Aprendizagem
Psicopedagogia e Família
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA SIMONSEN
Estrutura do Curso:
Psicanálise e Educação
Bases Neurológicas da Aprendizagem
Educação Psicomotora
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA SIMONSEN
Estrutura do Curso:
Educação Inclusiva
Psicopedagogia Clínica I
Psicopedagogia Institucional I
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA UNIABEU
Estrutura do Curso:
Metodologia da Pesquisa I
Psicopedagogia Clínica II
Psicopedagogia Institucional II
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA SIMONSEN
Estrutura do Curso:
Metodologia da Pesquisa II
E outras...
Coordenação da Pós:
Profª Sandra Dias
Colegiado: Professores do curso
Pós-Graduação Simonsen
Material cedido pela Professora e Psicopedagoga Cristiane Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário