sexta-feira, 10 de maio de 2013

Aula Inaugural-Psicopedagogia Clínico e Institucional-Simonsen



 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA- INSTITUCIONAL

AULA INAUGURAL TURMA 2013/1

13 de Abril de 2013



 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA- INSTITUCIONAL

AULA INAUGURAL TURMA 2013/1

13 de Abril de 2013




 
s-Graduação Simonsen

O QUE É PSICOPEDAGOGIA ?


A Psicopedagogia é uma área interdisciplinar de conhecimento, atuação e pesquisa, que se insere no campo da Educação e da Saúde e lida com o processo de aprendizagem humana. Sendo assim, recomenda-se aos cursos de formação dos psicopedagogos que se desenvolvam em direção a um espaço transdisciplinar, fruto gradativo de efetivas articulações e integração de diferentes áreas do conhecimento.


ASPECTOS QUE EMBASAM A FORMAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO


.Aspectos Legais : C.E.S. – C.N.S.E. – www.mec.gov.br

- Resolução 12/83

- Resolução 03/99

- Resolução 01/2001

. ABPp : Associação Brasileira de Psicopedagogia

- Sugestões : Diretrizes básicas da Formação do Psicopedagogo no Brasil elaboradas e aprovadas pelo Conselho Nacional da ABPp ( 2000) e revisadas no Pré- Congresso de coordenadores de cursos e supervisores de estágio ( 2000 ).


CLIENTELA
A clientela desses cursos é constituída por profissionais que buscam especializar-se no estudo do processo de ensino-aprendizagem, objetivando atuar nos seguintes campos: clínico , institucional (seja escola, hospital ou empresa) e pesquisa .

ABPP


A formação do Psicopedagogo, no Brasil, vem ocorrendo em

caráter regular e oficial, desde a década de setenta em instituições universitárias. Esta formação foi regulamentada pelo MEC em cursos de pós-graduação e especialização, com carga mínima de 360 horas, sendo que a maioria dos cursos são oferecidos com 720 horas ou mais. Atualmente existem cursos oficiais nos estados: Amazonas, Pará, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte.

DIRETRIZES DOS CURSOS


Contemplar as áreas institucional e clínica;


O curso deverá ser oferecido em nível de Pós-graduação;


Carga horária recomendável : 600 a 720h presenciais;


Coordenação : Formação em Psicopedagogia


Corpo Docente : número significativos de Psicopedagogos com Experiência Prática e de Pesquisa em Psicopedagogia

SELEÇÃO DOS CANDIDATOS


Diploma de Curso Superior;


Análise do Currículo;


Entrevista Individual ou coletiva;


Carta de Intenções – Exposição de Motivos


Experiência Docente

AVALIAÇÃO DO ALUNO


Estágio Supervisionado;


Trabalho de conclusão do curso ( Monografia ou Artigo Monográfico ) – Trabalho final com apresentação para Banca Examinadora composta pelo corpo docente e/ou Professores/ Psicopedagogos convidados;


Formação Pessoal;


Formação Continuada;


Relações com os órgãos de classe.

DIRETRIZES BÁSICAS DA FORMAÇÂO DE PSICOPEDAGOGOS NO BRASIL E EIXOS TEMÁTICOS PARA CURSOS DE FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA


(Documento revisado para o IV Encontro de Coordenadores de Cursos - 14/10/2006)



A ABPp, como órgão representativo dos psicopedagogos, entende que o curso de Psicopedagogia deve visar à formação do psicopedagogo objetivando seu exercício profissional que decorre de um projeto pedagógico de qualidade. Assim, a ABPp recomenda que os projetos de cursos tenham como base o Código de Ética do Psicopedagogo, o Projeto de Lei 3124/97 e estas Diretrizes e Eixos Temáticos.

OBJETIVO DA PSICOPEDAGOGIA



Objetivo do trabalho psicopedagógico:


De acordo com o Código de Ética, o trabalho psicopedagógico tem como objetivo: (i) promover a aprendizagem, garantindo o bem-estar das pessoas em atendimento profissional, devendo valer-se dos recursos disponíveis, incluindo a relação inter-profissional ; (ii) realizar pesquisas científicas no campo da Psicopedagogia.

ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO PSICOPEDAGOGO

Com base no Projeto de Lei 3124/97 e nas discussões da Comissão de Regulamentação e Cursos estão previstas as seguintes atribuições e atividades do psicopedagogo, sem prejuízo do exercício das atividades e atribuições pelos profissionais da educação habilitados na forma da lei:

. Intervenção psicopedagógica no processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo por enfoque o sujeito que aprende em seus vários contextos: da família, da educação ( formal e informal), da empresa, da saúde. . Realização de diagnóstico e intervenção psicopedagógica mediante a utilização de instrumentos e técnicas próprios de Psicopedagogia;

CONTINUAÇÃO...

. Utilização de métodos, técnicas e instrumentos psicopedagógicos que tenham por finalidade a pesquisa, a prevenção, a avaliação e a intervenção relacionadas com a aprendizagem;

. Consultoria e assessoria psicopedagógicas objetivando a identificação, a análise e a intervenção nos problemas do processo de aprendizagem;

. Supervisão de profissionais em trabalhos teóricos e práticos de Psicopedagogia;

. Orientação, coordenação e supervisão de cursos de Psicopedagogia;

. Coordenação de serviços de Psicopedagogia em estabelecimentos públicos e privados;

. Planejamento, execução e orientação de pesquisas psicopedagógicas.

MODALIDADES DE CURSOS

Considerando a especificidade e complexidade do exercício da Psicopedagogia, bem como o Projeto Lei 3124/97, a formação que vem sendo recomendada pela ABPp é a que se dá em cursos de especialização latu sensu. Este se orienta pelas disposições estabelecidas na Resolução CES/CNE nº 1, de 3 de abril de 2001 e na Portaria n.º.180, de 6 de maio de 2004 do MEC/SESU, relativas aos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional. Entretanto a ABPp estabelece a carga horária mínima de 600 horas (conforme Projeto Lei).

MODALIDADES DE CURSOS

Outras modalidades em pós graduação que se referem à pesquisa e formação continuada são as seguintes: Pós-graduação stricto sensu: orienta-se pelas recomendações da CAPES – Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão responsável pela avaliação de cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. Mestrado Profissionalizante: orienta-se pala Resolução CNE/CES 80/98. Tem como objetivo formar um pesquisador cujo conhecimento seja utilizado em áreas profissionais de interesse social.

MODALIDADES DE CURSOS

Mais recentemente têm surgido cursos em nível de graduação e cursos à distância que estão sendo objeto de estudo pela ABPp. Referente aos cursos de graduação, a ABPp consultou o Parecer do CNE/CES n. 184/2006 que informa a carga horária mínima de cursos de graduação, no qual encontra-se a referência de 4000 h para o curso de Psicologia. Outro documento pesquisado foi a Resolução do CNE/CES n. 1 de 15/05/2006 que prevê 3200 h para cursos de cursos de graduação de Pedagogia. Assim sendo, partir destes estudos preliminares, a ABPp recomenda para cursos de Graduação em Psicopedagogia a carga horária mínima de 3200 horas, sendo possível prever no máximo 20% da carga horária total para atividades não presenciais.

MODALIDADES DE CURSOS

Os Cursos a Distância: orientam-se pelo Decreto 5 622 de 19/12/2005. A EAD é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com professores e estudantes desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. A instituição interessada em oferecer cursos na modalidade EAD precisa pedir credenciamento específico ao SESU, comprovando sua capacidade para este fim. A ABPp entende que, tendo em vista a especificidade e complexidade da formação do psicopedagogo, a modalidade a distância deverá ainda permanecer como alvo de estudo.

EIXOS TEMÁTICOS


A ESPECIFICIDADE E A CONCEITUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA

. Contextualização da Psicopedagogia: histórico, objeto de estudo, âmbitos de atuação, interfaces com outras áreas.

. Ética no trabalho psicopedagógico.

. Metodologia científica e produção do conhecimento.

. Filosofia das Ciências: bases epistemológicas da psicopedagogia.

. Sociologia: cultura, sociedade e ideologia, pensamento contemporâneo.

EIXOS TEMÁTICOS

PSICOPEDAGOGIA E AS ÁREAS DE CONHECIMENTO



. Desenvolvimento sócio-afetivo e implicações na aprendizagem

. Desenvolvimento cognitivo, aquisição de conhecimento e habilidades intelectuais.

. Desenvolvimento psicomotor e implicações na aprendizagem.

. Constituição do sujeito do conhecimento e da aprendizagem (natureza e cultura).

. Aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita

. Processos de pensamento lógico-matemático

. Aprendizagem e contextos sociais: família, escola, comunidade, organizações

EIXOS TEMÁTICOS


DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

. Fundamentos teóricos do atendimento psicopedagógico

. Avaliação psicopedagógica da aprendizagem individual e grupal com utilização de instrumentos próprios da Psicopedagogia.

. Intervenção psicopedagógica em diferentes contextos de aprendizagem.

CARGA HORÁRIA

- Os cursos de pós-graduação lato-sensu têm sua carga horária mínima prevista na Resolução 01/2001 CNE. Entretanto, observando-se a especificidade e complexidade da formação e especialização do psicopedagogo, recomenda-se que a carga horária mínima do curso seja de 600 horas presenciais, com 75%de aulas teóricas e 25% de estágios supervisionados. - Os cursos de graduação com 3200 horas de atividades acadêmicas efetivas (em estudo). - Os cursos de pós-graduação stricto sensu e Mestrado Profissionalizante devem respeitar legislação própria. - Os cursos à distância, desde que autorizados pelo MEC, devem compor sua carga horária com pelo menos 20% de atividades presenciais (em estudo).

OS CAMINHOS DA PSICOPEDAGOGIA

Da História à Práxis

BREVE HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL


Texto elaborado por Clytia S. Freire Castro e Lucia Helena Saavedra:


Década de 1970 busca pelo aprofundamento das dificuldades de aprendizagem:

. Profissionais da educação professores e pedagogos.

. Crianças excluídas da escolaridade regular.


Busca de causas em teorias de áreas afins

(psicologia, neurologia, psicomotricidade).

Dificuldades de aprendizagem = distúrbios orgânicos

estruturais

funcionais

BREVE HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL


Cursos de curta duração, ministrados por profissionais brasileiros e estrangeiros (América Latina)


Novos olhares:

Estudos sobre relações entre afetividade e inteligência

no processo de aprendizagem.


Preocupação inicial era "como fazer psicopedagogia"

depois "Aspectos teóricos e metodológicos"

que fundamentem essa prática.

BREVE HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL


Cursos de maior duração:

menos dirigidos à aquisição de técnicas de trabalho

mais focados na compreensão global de aprendizagem e dificuldades.


Década de 1970 primeiros cursos formais de

psicopedagogia:

Porto Alegre "Reeducação Psicopedagógica"

S. Paulo "Psicopedagogia terapêutica"

Rio de Janeiro "Dificuldades de aprendizagem"

BREVE HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL


Nessa época a psicopedagogia já se voltava para

o indivíduo aprendiz

prevenção e recuperação de dificuldades de aprendizagem


1979 - Instituto Sedes Sapientiae – SP

- Não apenas informativo

- Valorizava formação pessoal do profissional.

Surgiu grupo de estudos em psicopedagogia, formado por profissionais de várias áreas:

Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Psicomotricidade

BREVE HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL


Buscando novas teorias e técnicas:

Participação de profissionais renomados em Centros de Estudos sobre o processo ensino-aprendizagem, dentre eles:

Dra. Amélia Thereza de Moura Vasconcellos e

Dra. Rachel Soifer, ambas psicanalistas.

No entanto, esse entendimento psicanalítico ajudava na área do emocional, mas não preenchia lacunas da aprendizagem.

Indicado por essas psicanalistas passa a ser convidado o psicólogo social Prof. Jorge Visca, criador da Epistemologia Convergente – construtivista, estruturalista, interacionista.- e diretor do CEP de Buenos Aires.

BREVE HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL


Referencial teórico:

Epistemologia Convergente abrange:

. Epistemologia Genética de Piaget

. Psicologia Social de Pichon- Rivière

. Psicanálise de Freud

Passou a ser referencial teórico da psicopedagogia

no Rio de Janeiro.


Quebra-se aquela visão médica

Psicopedagogia: não
curar, mas facilitar o processo de constituição da inteligência e de construção do conhecimento. Mudança de eixo: Do patológico para o normal

ATUAIS DESAFIOS DA PSICOPEDAGOGIA



É possível conquistar espaço nas instituições públicas?


Integração dos cursos de formação em psicopedagogia: realidade ou fantasia?


Intensificar a interação da psicopedagogia com profissionais de outras áreas, sem perder o foco de trabalho?

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA SIMONSEN


Objetivo Geral:


Analisar, numa abordagem interdisciplinar, juntamente com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, a atuação preventiva e integrada com a equipe escolar para buscar alternativas e soluções para questões emergentes que comprometem o êxito do processo ensino-aprendizagem.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA SIMONSEN


Objetivo(s) Específico(s):


Capacitar o profissional para a pesquisa em Psicopedagogia;


Desenvolver a prática psicopedagógia quanto à construção de diagnósticos e atendimentos;


Possibilitar a intervenção das ações da Psicopedagogia nos diversos setores da Instituição.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA SIMONSEN


PÚBLICO ALVO:


Graduados em Curso Superior nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Saúde.

O curso absorve clientela residente na Zona Oeste e Zona Norte do estado do Rio.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA SIMONSEN

Estrutura do Curso:


Fundamentos em Psicopedagogia


Desenvolvimento e Aprendizagem


Psicopedagogia e Família

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA SIMONSEN

Estrutura do Curso:


Psicanálise e Educação


Bases Neurológicas da Aprendizagem


Educação Psicomotora

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA SIMONSEN

Estrutura do Curso:


Educação Inclusiva


Psicopedagogia Clínica I


Psicopedagogia Institucional I

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA UNIABEU

Estrutura do Curso:


Metodologia da Pesquisa I


Psicopedagogia Clínica II


Psicopedagogia Institucional II

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA SIMONSEN

Estrutura do Curso:


Metodologia da Pesquisa II

E outras...

Coordenação da Pós:

Profª Sandra Dias

Colegiado: Professores do curso
 

Pós-Graduação Simonsen 

Material cedido pela Professora e Psicopedagoga Cristiane Ribeiro.

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